Cidade: Itápolis/SP
Endereço: Rua dos Expedicionários s/nº
Fundação: 25.01.1921
Estádio: Municipal dos Amaros
(joga em Barueri)
Cores: vermelho e preto
Status atual: profissional/ativo.
Participações: Campeonato Brasileiro Série B 2019
Campeonato Paulista 2019
Títulos:
Idealizado por dois irmãos vindos do Rio de Janeiro, o Oeste Futebol Clube foi fundado no dia 25 de janeiro de 1921. Porém, logo no início houve um impasse: como um deles era torcedor do Fluminense (RJ) e o outro do Flamengo (RJ), eles fizeram uma aposta. Marcaram um jogo-treino contra o time amador da Fazenda Itaquerê, município de Nova Europa, e os dois irmãos fundadores do clube decidiram que se o time ganhasse o primeiro jogo, se chamaria Flamengo e caso perdesse seria Fluminense, adotando as cores do respectivo time.
O jogo terminou por 3 a 0 para o time de Itápolis, mas os dois entraram em um acordo e, para homenagear a região centro-oeste em que fica a cidade, colocaram o nome de Oeste Futebol Clube. Porém, o vencedor da aposta não abriu mão de adotar as cores vermelha e preta do Flamengo (RJ).
Apesar da vitória na estreia, o clube demorou a começar a disputar regularmente as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol. O Oeste teve uma participação isolada no Campeonato Paulista de 1954 e depois só retornou em 1965.
De 1969 a 1992 houve a primeira grande seqüência de participações em competições profissionais. As maiores conquistas do período foram o vice-campeonato da Terceira Divisão de 1988, obtendo o acesso à Segunda Divisão e, em 1992, o título de campeão paulista da Segunda Divisão.
O auge do clube só viria depois de mais dois recessos. A partir de 1997, o Oeste não parou mais de vencer. Foi campeão paulista da série B1B de 1997, campeão paulista da série B1A de 1998, vice-campeão paulista da Série A3 de 1999, campeão paulista da Série A3 de 2002 e campeão paulista da Série A2 de 2003, conseguindo assim o acesso à divisão de elite do futebol paulista.
Mas no ano seguinte, perdeu 12 pontos por escalação irregular de jogadores e terminou o Paulistão em último lugar, voltando à Série A2 em 2005. Depois de quatro anos disputando a competição, conquistou novamente o acesso em 2008 e, novamente na elite, ficou na 14ª posição no campeonato.
De lá para cá, a melhor posição do Oeste no Campeonato Paulista foi em 2010, quando terminou a primeira fase na nona colocação. Como Santo André e Grêmio Prudente chegaram às semifinais da competição, o time de Itápolis ganhou o direito de disputar o Troféu do Interior. No primeiro jogo das semifinais, venceu o São Caetano por 1 a 0 em casa e tinha a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta para chegar à decisão, mas acabou derrotado por 3 a 1 e foi eliminado.
No mesmo ano, a equipe rubro-negra teve sua primeira participação em uma competição nacional. Ficou na lanterna do Grupo A09 da Série D do Campeonato Brasileiro e conseguiu apenas uma vitória, diante do São José (RS), na segunda rodada.
Em 2011, o Oeste fez boa campanha no Campeonato Paulista. Classificou-se na 6ª colocação e passou às quartas de final do torneio sendo eliminado pelo Corinthians. Assim, conquistou uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro onde fez história ao chegar na semifinal da competição garantindo o acesso à Série C.
Se no Paulistão de 2012 a campanha não manteve o nível do ano anterior, no terceiro escalão nacional foi bem diferente. O time de Itápolis fez excelente campanha após superar o Fortaleza e a Chapecoense, para garantir o acesso e na final o vencer o Icasa para ficar com o título inédito e histórico da Série C, subindo para a Série B.
Com o status de uma das equipes do segundo escalão nacional, o time de Itápolis decepcionou no Paulistão de 2013 e ficou na 16ª colocação, apenas um ponto à frente do primeiro rebaixado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário