Fala galera do timesdobrasil, esse negócio de "nova identidade visual", não é novo no futebol. Ao decorrer dos anos, clubes mudam de escudo, cores e até nome tudo para posicionar sua marca da melhor maneira possível. Conquistando mais torcedores e com isso faturando uma grana maior também.
No Brasil, acredito que o clube que mais tem levado isso a sério é o Atlético Paranaense (ou Athetico nos moldes atuais hehe). O Escudo do furacão até 1988 teve uma ligeira mudança nada criativa e adotou listras verticais., mas até 1996 era uma cópia descarada do escudo do Flamengo. E você há de concordar comigo que um clube da grandeza do Atlético não podia ser uma copia de ninguém. Quem desenhou aquele "CAP" com letras entrelaçadas foi o ex-jogador atleticano, e arquiteto Lolô Cornelsen.
Em 1997 ocorreu mais uma mudança que de imediato caiu no agrado da torcida atleticana e da imprensa. e desta vez sim, bem diferente das anteriores. Resultado: um escudo bem elaborado, criativo e inovador para a época. Na minha modesta opinião tão bom que bastava deixar a sim como estava.
Coincidência ou não apenas quatro anos mais tarde chegou a conquista do Campeonato Brasileiro, conquista épica para um clube fora do "eixo Rio-São Paulo", como diziam os antigos.
Em 2017 a Juventus da Itália resolveu inovar e lançou um escudo esquisitão, porém mais simples e "clean" muito rejeitado inclusive dentro do próprio clube, criando moda e influenciando muita gente, por essas bandas.
Seguindo essa onda, mais uma vez o Athtetico mudou e dessa vez também aproveitou para alterar seu nome oficial para Club Athetico Paranaense. A inédita final da Copa Sul-Americana foi usada para absorver o impacto da mudança. O clube ganhou espaço na mídia e aumentou sua visibilidade com essa ação de marketing, digamos assim.
Rolou também uma alteração do uniforme, adotando listras paralelas. O antigo uniforme com listras verticais era bonito, além do mais em termos de futebol brasileiro se diferenciava, das listras horizontais do Flamengo (Atletico Goianiense, Sport, Vitória, Oeste de Itápolis...) e da camisa vermelha, com detalhes e golas pretas do Brasil de Pelotas.
Não vou aqui ficar fazendo rodeios: pra mim aquelas letras entrelaçadas do CAP era o diferencial na identidade do clube, eram tradicionais e bonitas e deveriam permanecer. Pelo que sentimos a maioria da torcida também ficou desconfiada, mas na realidade é uma questão de se acostumar, pois independente de gostar do escudo, o Atlético está aí, firme e forte, Campeão da Sul-Americana e disputando novamente a Libertadores da América.
E você, meu amigo leitor, o que achou dessas mudanças? Fala aí nos nossos comentários. Sua opinião é importante para nós.
E você, meu amigo leitor, o que achou dessas mudanças? Fala aí nos nossos comentários. Sua opinião é importante para nós.
Por - Telmo Paravisi Machado, colaborador do deste blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário